O SIGNIFICADO DO BATISMO

“Jesus disse: Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus. Aquele que não nascer da água e do Espírito, não pode entrar no reino de Deus”. João 3: 3,5

De acordo com Jesus, precisamos ser nascidos da Água e do Espírito. Nascer do Espírito significa entrar em uma nova vida mediante uma mudança de mente e de coração, uma experiência completamente nova, e não apenas um aperfeiçoamento do velho estilo de vida, mais um novo nascimento em Cristo. O batismo pela água é um símbolo exterior que identifica a mudança interior do crente consciente e convicto da salvação em Cristo Jesus.

O ato físico do batismo representa simbolicamente a conversão. Primeiramente somos imersos completamente na água, da mesma forma que uma pessoa que morre é enterrada. Dessa forma simbolizamos a morte e o enterro do velho homem, do velho estilo de vida. Então, somos erguidos pela pessoa que está batizando, simbolizando a ressurreição, mostrando que somos uma nova criação, que recebemos uma nova vida, prometida por Deus. Apenas o batismo por imersão pode representar o verdadeiro significado do batismo: Morte, Sepultamento e Renascimento. O Batismo por aspersão não simboliza adequadamente o novo nascimento.

Ao ser batizada a pessoa, tem uma verdadeira consciência: Mudança interior, Crucificação em Cristo.
“Assim já não sou eu quem vive, mais cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim”. Gálatas 2:20 

Pastor Adalberto de Almeida Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário