A CURA DE UM CEGO ENTRE CEGOS



Marcos 10:46 - E foram para Jericó. Quando ele saia...

O que fora fazer JESUS em Jericó?

J
ericó havia sido dada por DEUS ao seu povo como parte da terra prometida; fora edificada por Hiel, o betelita (1Rs 16:34), simbolizava urna terra anátema (Js 6:17) destituída por Israel em cumprimento ao supremo mando de DEUS. Jericó representa uma cidade de refúgio dos desobedientes prostitutos, verdadeiro antro de marginalidade; portanto, o SENHOR JESUS não teria melhor lugar para ir, se não àquela morada de pecadores idólatras e febris doentes espirituais.
O SENHOR veio para perdoar os pecadores, salvar e levar para os céus... não necessita de médico os sãos, mas sim, os doentes (Mt 9:12); porque o filho do homem veio salvar o que se tinha perdido (Mt 18:11). Que lugar melhor se pode achar para pôr em prática a missão de CRISTO? Este seria um dos lugares apropriados para se batalhar contra as milícias das potestades do ar. Quando te chegar a alguma e cidade a combater, apregoar-lhe-ás a paz (Dt 20:10), o combate de JESUS se fazia com um aceno de paz e mansidão.
Jerico é o tipo de grei destituída de caráter cristão, porém, de perversos hábitos que carecem dos cuidados especiais do bom pastor; um reduto rebelde de rebanho desgarrado. Que homem dentre vós.., vai buscar a perdida até que venha a achá-la? (Lc 15:4). JESUS o bom pastor foi a Jericó, não somente buscar uma ovelha cega e perdida, fora buscar as muitas cegas e perdidas espiritualmente, assim como ensinar-lhe o caminho, a verdade e a vida (Jo 14:6)

Com quem JESUS andava?

O Santo Salvador a Ele santificai; e seja Ele o vosso temor, e seja Ele o vosso assombro (Is. 8:13), Liga o testemunho e sela a lei entre os meus discípulos (Is. 8.16); Ele andava na companhia dos que os seguiam no propósito de sua vontade, chamados para conservar a palavra de DEUS. Homens ligados desde o âmago à benévola e sacrossanta palavra, lutando brava e serenamente para passarem a outrem a inalterável palavra do SENHOR.
Os discípulos eram cordeiros enviados para o meio de lobos (Lu 10:3). Os lobos citados representam pecadores recheados de apostasias e néscios de sabedoria divina, lutando pela permanência do perverso domínio do mal. Os bravos guerreiros celestes aqui na terra, denominados de discípulos eram desprovidos das necessidades elementares, tais como: bolsas, alforjes, sandálias (Lc 10:4); o elemento básico tal, somente era-lhes essencial fé no SENHOR. Trabalhadores (ceifeiros) da ceara que rogavam ao Alfa e Ômega, por mais coletadores de almas (Lc 10:2): não pertenciam ao mundo no sentido de que, distanciados viviam das práticas mundanas de vida do povo afastado dos caminhos santidade. (Jo 17:14,15).
Outros eram os que buscavam suprir suas necessidades pessoais diversas, cegos que queriam ver, cegos que queria acreditar na visão do Nazareno, coxos desejosos de andar, doentes endemoniados, invejosos, corruptos, religiosos cuja a plena cegueira os impediam de nascer de novo (Jo 3:3); homens pobres e famintos, ricos abastados. Todos queriam algo de JESUS, alguns somente a cura física, bens materiais; caprichosos doutores da lei queriam encontrar contradições na pregação (sermões) do Mestre para o acusarem de herege, mentiroso e profanador das causas santas; outros queriam respostas às suas indagações, incertezas, preencher vazios, acabar com solidão; pouquíssimos tinham a salvação como alvo principal de suas petições.
Alguns, somente haviam descidos às águas da incredulidade e fé no Messias-Redentor. Em lsaías 26:2, deparamos com um cântico de confiança na proteção divina, onde as portas estarão abertas aos fiéis, assim alguns após receberem as almejadas resoluções dos problemas, seguiam gratos ao Mestre, despreocupados do vindouro, pois a fé invadira-lhe o ser de tal forma que foram abrindo-se-lhe os olhos do entendimento, a língua para o louvor e gratidão. Suspirem todos ao contemplarem os céus abertos como morada adornada de amor Filial (Mc- 7:34).
Quem encontra à beira da estrada?

Os desprezíveis, chamados tochas do mau aos descansados, ou pedra de tropeço à beira do caminho dos poderosos (Jo 12:5), assim como o desejo maldito de Judas ao querer vender o caro ungüento não para beneficiar os necessitados, porém, aos próprios interesses pecuniários. Estes aos olhos de DEUS foram escolhidos no objetivo de evitar a glória dos homens carnais (1 Co 1:28,29).
Os esquecidos e desatenciosos, desconhecem (Jo 14:6) o caminho para salvação é a palavra da verdade no processo de purificação e alimentação d’alma num manancial do SENHOR. As desgarradas e esquecidas se achará, será trazida de volta ao redil (Ez 34:16), outrossim, não se deve ficar ao lado do caminho, mas andar no caminho que é JESUS.
JESUS é o caminho e não estrada, a estrada leva a muitos lugares, depende a bifurcação, porém, o caminho verdadeiro leva à Jerusalém celestial. No princípio o caminho fora aguardado com a espada incandescente para o homem não ter acesso à árvore da vida (Gn 3:24), hoje o caminho é livre para todos, pela graça e misericórdia no sacrifício de CRISTO que derramou sangue carmesim por nós, nos resgatando da estrada do pecado; nos fora aconselhado como ordenança da graça (Js 22:5) que guardasse-nos os caminhos representados por mandamentos e lei servindo de todo coração e alma ao SENHOR, em espírito e em verdade.
Quem entra ou tenta andar pela beira da estrada há encontrar JESUS está aquém da perfeita vontade e caminho de DEUS; pois a palavra provada é escudo e refúgio para todos que NELE estão (II Sm 22:31). Não sejam néscios e tardios de coração deixando de crer no que fora profetizado (Lc 24:25), entrai-vos pelas portas da fé para alcançar o caminho, a verdade e a vida, e vida com abundância. Todos que deixarem a estrada para caminharem em CRISTO JESUS, acharão a luz, o pão e água da fonte viva e serão convidados à mesa do cordeiro de DEUS nas bodas celestiais.
O caminho está ao alcance de todos para, como Moisés, passarem no corredor da vitória, protegidos pela glória de DEUS e encontrar-se com o noivo JESUS num eternal conviva na presença do CRIADOR e SENHOR de toda a glória.
O que fazem os que encontram JESUS?

Levantam-se. Os atentos ao chamando do MESTRE para uma caminhada prazerosamente perfeita, abandonando definitivamente a mendicância que humilha, derrota, torna solitário, angustiado e perdido no seio da sociedade que faz sofrer os menos favorecidos, atravessando da inércia da estrada ao caminho da salvação. Há um chamamento fidedigno de aceitação para que despertemo-nos do estado inerente ao sono espiritual, cujo estado de morte nos cega para o Caminho da luz (Ef 5:14). Bartemeu ouviu o íntimo do ser um alerta, uma comunhão toma-lhe conta, um sinal luminoso da parte do SENHOR, impetuoso e apressurado sentimento de fé rebrotou-lhe no jardim da consciência; em frações de segundos o rebuliço saiu intenso, fez-lo levantar na busca do ribeiro de água viva que corria pela estrada de acesso à Jericó, recebendo nas mãos outrora estendida às migalhas a terra das virtudes e bondades de DEUS, luz e salvação chegaram-lhe derrotando reis, sacerdotes e ímpios que impedi-lo de clamar (Dt 2:24) possuindo-a a mando da fé na ordenança superior. JESUS está distribuindo na terra salvação, cura, batismo no ESPÍRITO SANTO, glórias e maravilhas por que assim prometeu; os sábios sabem receber o que fora dado (Gn 13:17). Os que não podem levantar, o SENHOR os soerguem, compadecendo-se deles em atenção a um clamor cada vez veemente (Sl 41:10).
Todos devemos confessarmos nossas mazelas e contritos desejos pela presença verdadeira de DEUS em nossas vidas, assim alcançaremos o favor imerecido de JEOVÁ para nós, acompanhados das obras e da fé absoluta e firmes no timão cujo timoneiro é o SENHOR. Clamemos (Sl 44:26); toma o teu leito de cegueira, sofrimento, dor e angústia e segue o teu DEUS (Lc 5:24), relata um grande momento do poder glorioso de JESUS. Saberá ao levantar quem é, o que pode o filho do HOMEM (Jo 8:28).

Marcos — 10:47 - E, ouvindo que era JESUS, o Nazareno, pôs-se a clamar: JESUS, filho de Davi, tem compaixão de mim!
                                  
O que ouvem os que encontram JESUS?

Ouvem um silêncio retumbante; o clarim suave em voz de anjos, arcanjos e querubins que espiritualmente se escuta com tímpanos preparados por DEUS, um tropel de pedintes, aclamadores, injuriadores, hipócritas, idólatras e hostes vis de pessoas, ainda dos que no silêncio esperam aceno santo por parte de JESUS, uma resposta calada de sublime poder, na mansidão do CORDEIRO-SENHOR. Ouve-se um anjo orientador (mensageiro) como Felipe, preste a ter com o eunuco (At 8:26) obedecendo-se sem contestação ou dúvidas.
Bandos de aleivosos, doutores da lei e sacerdotes de baal tomavam parte na cena forte cuja luz do mundo brilhava em meio às trevas que se seguiam. Ruidosa multidão de Tomés, incrédulos espirituais; quase não permitia ser ouvido os gritos clamando por socorro e misericórdia que Bartemeu expressava as ânsias de ver o que muitos, mesmo com os olhos saudáveis, não podiam contemplar; os santos ouvidos do MESTRE recolheram o soneto nervoso e carente do que buscava, atendendo-o num convite a receber as bênçãos inerentes ao poder que lhe fora dado na terra e no céu (Mt 28:18)
Ouve-se um chamado, sopro suave de paz, com cheiro perfumado de glória.

Marcos — 10:48 – e Muitos o repreendiam, para que se calasse; mas, ele cada vez gritava mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim!

Porque insistem os que ouvem a passagem de JESUS?

O princípio da sabedoria é temer o SENHOR, cuidando de guardar no coração SUA lei, mandamentos e estatutos, porém, não deixando de saber que a suprema sabedoria altissimamente clama de fora; pelas ruas levanta sua voz (Pv 1:20) e, se clamares por entendimento e por inteligência alçares a tua voz (Pv 2:3) sê como a prata a buscares, e como a tesouros escondidos a procurares, então entenderás os remos do SENHOR e acharas o conhecimento de DEUS (PV. 2:4,5). Bartemeu insistia por clamar ao SENHOR e outros fazem o mesmo, porque sabem que a busca acaba quando aceitamos o de fora, entramos pela porta da salvação, o CRISTO JESUS (Jo 10:9); isso faremos, se DEUS permitir (Hb 6:3), por isso, pondo de parte os princípios elementares da doutrina de CRISTO, deixemo-nos levar para o que é perfeito, não lançando de novo, a base do arrependimento de obras mortas e da fé em DEUS (Hb 6:1)
Alguns não vieram para ouvir ao SENHOR, sim, serem curados dos malefícios do mundo, porém, clamavam por socorro ao Nazareno; deveis andar após o SENHOR, vosso DEUS, e a ELE temerás; guardareis os SEUS mandamentos; ouvireis a SUA voz, a ELE servireis e a ELE vos achegareis (Dt 13:4) foi o que fez o filho de Timeu ao ser chamado pelo Filho do DEUS Altíssimo, achegou-se a ELE e foi curado, perseverou até o fim (Mt 24:13), atravessando a multidão dos que oprimiam ao Messias e foi vencedor. O Varão passará a chamar a Macedônia e sair da noite densa para a luz pura, que resplandece no horizonte eterno, dos que encontram no clamor a resposta de DEUS-FILHO. JESUS atendia o clamor para ser auxiliado na propagação das boas novas com o testemunho vivo dos que eram curados e salvos. Insistir chamando o SENHOR, em clamor de fé, é mesmo ao longe ouvir o que o nosso SENHOR JESUS (Is 33:13); se ouvirem e se converterem dos maus caminhos o GENERAL dos exércitos e SENHOR de todas as coisas se arrependerá de fazer-lhes mau por causa das ações abomináveis (Jr 26:3).
Insistir é ser sábio o suficiente para atentar com olhos e coração santos as delícias postas na mesa farta de JEOVÁ para os eleitos, que clamarão insistentemente pelo amor que é caridade e a misericórdia de DEUS, alcançando a graça por CRISTO JESUS. Se clamas é porque carece, necessitas, desejas ardentemente o favor do cordeiro de DEUS. Numa lembrança viva de que o SENHOR vos tirou da terá do Egito e que precisas abrir bem a boca para ser cheio (Sl 18:10).   

Marcos — 10:49 – Parou JESUS e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: tem bom ânimo; levanta-te, ELE te chama.

De que carece os que são chamados por JESUS?

Carece que o SENHOR sobre eles levante o rosto e dê a paz (Nm 6:26); para tanto, faz-se necessário uma decisão sem reservas, irrestrita e incondicional de DEUS. Que sejam redimidos, construindo no íntimo do ser um altar para sacrificar a carne e sua concupiscência, tal qual Gideão, pois vitorioso pelo poder do SENHOR lhes prestou honras, dignas de JEOVÁ (Jv 6:24).
É necessário encontrar a paz, fazendo-a de forma humilde, objetiva, simples e cheia de reconhecimento da vossa pequenez, tal como os servos de Hadadezer, que foram feridos diante de Israel, fizeram paz com Davi e o serviram (1 Cr 19:19), assim façamos ao nosso DEUS, General e SENHOR dos Exércitos. Deste modo devemos, em reconhecimento à grandeza absoluta do SENHOR, propagar o anúncio de paz às nações e que o seu domínio eternamente seja estendido de mar a mar a toda extremidade da terra (Zc 9:10), que a tua fé te salve; vai-te em paz (Lc 7:50), nos caminhos da perseverança lograrás vitórias no SENHOR, como àquela que pela paz fora salva, nós também podemos. Os aflitos busquem ânimo, pois o MESSIAS venceu o mundo (Jo 16:33) devemos receber a graça e a paz da parte de DEUS nosso PAI e SENHOR JESUS CRISTO (II Co 1:2), como nos ensina o discípulo Paulo escrevendo sua segunda carta aos Coríntios, aconselha-nos a Bíblia Sagrada em I a Pedro 3:11, que devemos, por aconselhamento do escritor, o próprio Pedro, ungido de DEUS, a fim de que pelo envio, recebam remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim, diz o SENHOR JESUS (At 26:18), devemos seguir a paz com todos e a santificação , sem a qual ninguém verá o SENHOR (Hb 12:14)
Carecem ainda da permissão por parte do SENHOR e não por mandamento da salvação concedida a todos que à busca, como tal encontrão perdão (remissão) dos pecados e da iniquidade prática; o perdão está com o SENHOR (Sl 130:4) pois a ELE, o nosso DEUS, pertence a misericórdia e o perdão (Dn 9:9), pois nós temos nos rebelado contra ELE. Devemos buscar apressuradamente a cura dos nossos males e nossa salvação, para então, sermos alimentados do pão e da água da vida, vida de CRISTO, e do trono da graça; vivemos tempos pervertidos, espera-se a paz, e nada há de bom, o tempo da cura e eis o terror (Jr 8:15) o SENHOR tem nos chamado para a cura: voltai ó filhos rebeldes. EU curarei as vossas rebeliões (Jr 3:22), aconselha-se o SENHOR a curar enfermos, ressuscitar mortos, purificar leprosos, expelir demônios; de graça receber, de graça dar (Mt 10:8), isto tudo em nome do JESUS. O SENHOR nos ensina ser ELE o criador de todas as cousas em (Is 45:8) destilai, ó céus, dessas alturas, e as nuvens chovam justiças; abra-se a terra e produza a salvação, e juntamente com ela brote a justiça; EU e o SENHOR as criei. Confirmado no capítulo 56, versículo 1°, do mesmo profeta; o SENHOR reafirma juiz e justiça, pois a salvação esta por vir e a justiça a ser manifesta.
Jonas estava mui grato oferecendo sacrifício ao SENHOR e pagando os votos porque a ELE pertence a salvação (Jn 2:9), em virtude do mesmo ter merecido, assim como muitos têm recebido e poucos voltado-se para testemunhar o poder de DEUS. Não é bom propagarmos ter recebido e julgarmo-nos salvos para existir vanglória em nosso coração (Lc 6:26) nos dá conhecer a sabedoria no silêncio da graça. Quem clama ao SENHOR será ouvido (Mq 7:7). Judas, não o Iscariote, o meio irmão de JESUS, nos ensina no versículo 3 de seu único capítulo, empregar diligência na batalha pela fé, que uma só vez por todas foi entregue aos Santos.
Então, João ouviu grande voz do céu proclamando: Agora veio a salvação, o poder, o reino do nosso DEUS e a autoridade de seu CRISTO, pois foi expulso o acusador de nossos irmãos, o mesmo que o acusa de dia e de noite, diante do nosso DEUS (Ap 12:10). Depois dessas cousas, ouvi no céu uma como grande voz de numerosa multidão, dizendo: Aleluia! A salvação e a glória e o poder são do nosso DEUS (Ap 19:1).
Sabemos dessas cousas que recebemos do SENHOR o pão da vida. Era costume; deve sê-lo hoje; reunir-se o povo santo para partir o pão (At 20:7,1), sem vacilar ou enfadar-se no sono dos que dormem na janela (At 20:9,11) quando deveríamos estar apostos na porta; porventura o cálice da bênção nos é ofertado representando o sangue de CRISTO e o pão partido o corpo ferido de JESUS (I Co 10:16); peçamos ao MESTRE o pão nosso cotidiano, dá-nos de dia em dia (Lc 11:3), duas cousas pedimos, não as negues, entes que eu morra: afasta de nós a falsidade e a mentira, não nos dês nem a pobreza nem a riqueza; dá-nos o pão a que somos acostumados (Pv 30:7,8).
Se o SENHOR te humilhar e te deixar passar fome, te sustentará com maná, que não conheces nem teus antepassados, para entenderes que não só de pão vive o homem, mas de tudo o que procede da boca do SENHOR viverá o homem (Dt 8:3); o melhor pão do céu não foi Moisés, tampouco teu companheiro, porém, sim, o verdadeiro é o PAI que vos dá (Jo 6:32) disse JESUS: EU sou o pão vivo que desceu do céu; se alguém dele comer, viverá eternamente, e o pão que eu darei pela vida do mundo é a MINHA carne (Jo 6:52); EU sou o pão da vida; o que vem a MIM jamais terá fome; o que crê em MIM jamais terá sede (Jo 6:35).
Como água fria para o sedento, tais são as boas novas vinda de um país remoto (Pv 25:25) a promessa do SENHOR é: Porque derramei água sobre o sedento e torrente, sobre a terra seca derramarei MEU espírito sobre a tua posteridade e a MINHA bênção sobre os teus descendentes, então, aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados de todas as vossas imundices e de todos os vossos ídolos vos purificarei. Dar-lho-ei coração e porei dentre vós espírito novo; tirarei de vós o coração de pedra e vos darei coração de carne (Ez 36:25,26).
Carecemos nascer de novo; quem não nasce da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus (Jo 4:14) somente aquele que beber da água que o SENHOR lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que lhe der será nele uma fonte à jorrar para a vida eterna (Jo 7:33); quem crer em MIM, diz o SENHOR, como diz as escrituras, do seu interior fluirão rios de água viva (Ap 22:17). A fonte é JESUS, a moradia é Jerusalém e a glória é poder glorificar, louvar e exaltar o nome grandioso de Deus.

Marcos — 10:50 – Lançando de si a capa, levantou-se de um salto e foi ter com JESUS.

Como devem proceder os que se levantam para JESUS?

A princípio, jogar a capa do impedimento que destaca a insignificância e posição inferior a todos; sem olhar para trás, deixa a manta registrada de um passo carente e ausente de salvação.
Cãs da experiência, honramos como coroa reluzente quando damos passos sinceros no caminho da justiça (Pv 16:31); o filho do homem fará feito por um pouco menor que Deus e de glória e de honra coroaste (Sl 8:5), assim expressou o salmista falando da divina dignidade do SENHOR. O rei Davi orava enaltecendo o Nosso SENHOR, o colocando acima e absolutamente além de todas as majestades, como tal honrava ao DEUS que servimos em I Co. 29:11, diz: Teu SENHOR, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há no céu e na terra; teus, SENHOR, é o reino, e tu te exaltaste por chefes sobre todos. Davi reconhecia a diminuta figura que era, se mostrando de forma agradável a DEUS, a sua insignificante pessoa diante de tamanha e fabulosa grandeza, santidade e glória do SENHOR; assim nos levantaremos para receber JESUS.
Se levantar como arauto na propagação à voz anunciada, olhos adoradores, veremos que lhe fora dado domínio, glória e o reino, para que os povos, nações e homens de todas as línguas o servissem; o seu domínio é domínio eterno, que não passará e o seu reino jamais será destruído (Dn 7:14), portanto, levantemo-nos na missão de preparadores de novas veredas pós-João para o retorno impar do SENHOR que reina, não sendo facciosos, desobedientes e injustos, seremos retribuídos por procedermos bem, com glória, honra e incorruptibilidade (Rm 2:7) da parte de DEUS, na recompensa que nos é permitida por perseverarmos, pagai a todos o que lhe é devido; a quem tributo, tributo, a quem impostos, impostos; a quem respeito, respeito; a quem honra, honra (Rm 13:7), louvemos ao SENHOR sendo servos fiéis à Sua vontade soberana.
Pondo-nos na qualidade de servos, respondamos ao chamamento com um sincero “eis-me aqui, SENHOR”, ouvindo a voz sacrossanta e gloriosa de DEUS que dizia: A quem enviarei e a quem há de vir por nós? Disse o profeta eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8), então fica claro na sua trindade absoluta perguntava, sendo respondido ordenou: Vai e dizes a este povo: Ouvi, ouvi e não entendais, vedes, vedes, mas não percebeis (Is 6:9). Isto até que na desolação o povo volte-se ao SENHOR, assim fica claro a intenção celeste de DEUS que te tem um chamado especial para a obra; eis que o SENHOR Deus virá com poder, e o Seu braço dominará, eis que o seu galardão está com Ele e diante Dele, a sua recompensa (Is 10:10), se fores obedientes ao teu SENHOR. Em carta aos Romanos, o apóstolo Paulo respondia: por isso, quanto está em mim. Estou pronto a anunciar o evangelho também a vós outros, em Roma (Rm 1:15)
Humilde e sabiamente o livro de provérbios, versículo 15, capítulo 33, ensina-nos que o temor do SENHOR é a instrução da sabedoria, e a humanidade procede a honra; o galardão da humanidade e o temor do SENHOR são riqueza, e honra, e vida (Pv 22.4). Nos primórdios da busca pelo caminho carmesim do sangue cuj’amor é filial ensinando-nos não misturar os puros modos, doutrinamentos, conselhos e diretrizes trazidas à luz da palavra de DEUS, com conceitos humanísticos da sabedoria do homem, destruireis por si só (CI 21:23), devemos revestir-nos pois, como eleitos de DEUS, santos e amados, de termos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade. Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o SENHOR vos perdoou, assim também perdoai-vos (CI 3:12,13).
Quanto aos infantes na vida, Pedro nos exorta com rogo: sedes submissos aos que são mais velhos. Outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque DEUS resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça (I Pe. 5:5), não façais por partidarismo ou vanglória, considerando cada um os outros superiores a si mesmo (Fi 2:3). O livro de Atos nos ministra servir ao SENHOR com toda humildade, lágrimas e provações que, pelas ciladas dos judeus nos sobrevieram. (At 20:19).
Próximos dos quebrantados de coração, salvando-os de espíritos oprimidos e angustiados está o SENHOR (Sm 34:18), o servo não desanimará, nem se quebrará até que se ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina (Is 42:4); assim, o Espírito do SENHOR esta sobre nós, pelo que ungia-nos para evangelizar os pobres, enviou-nos para proclamar libertação aos cativos e restauração de vista ao cegos, para por em liberdade os oprimidos (Lc 4:18). O SENHOR nos enviou o seu recurso mais primoroso, o próprio e único filho amado, para socorrermos de nós mesmos, de nossas iniquidades, perversões e pecados inomináveis, restava-lhe ainda um; seu filho a este lhe enviou, dizendo: Respeitarão a meu filho (Mc 12:6). Se Deus cometesse engano este teria sido o mais inesperado por sua Majestade Suprema, o Glorioso Criador e SENHOR. Ter mansidão é respeitar a vontade do seu superior eterno respondendo-lhes: que preferes? Irei a vós com vara ou amor e espírito de mansidão (I Co 4:21). Pedro nos alerta para que, se alguém for surpreendido n’alguma falta, vós que sois espiritual, corrigi-o com espírito de brandura; e aguarda-te para que não seja também tentado (Gl 6.1), para alcançar a mansidão que salva, sejamos, portanto, despojados de toda impureza e cúmulo de maldade, acolhei, com a mansidão a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma (Tg 1:21). 
Faça um decreto no íntimo do ser pelo qual em todo o domínio da sua vida haja tremor e temor perante o DEUS de Daniel, por que Ele é o DEUS vivo e que permanece para sempre; o seu reino não será destruído e o seu domínio não terá fim (Dn 6:26,27). Ele livra e salva, e faz sinais e maravilhas, no céu e na terra; foi Ele quem livrou Daniel da ação carnívora dos leões. Quem não temerá e não glorificará o Teu nome, ó SENHOR? Pois só Tú és SANTO; por isso, todas as nações visam a adoração diante de Ti, porque os Teus atos de justiça se fizera manifestos (Ap 15:4)
Digam ao nosso Deus: a minha terra esta diante de Ti; habita onde melhor Te parecer (Gn 20:5), por isso celebramos a festa não com o velho fermento, nem com fermento da maldade e da malícia e sim com os asmos da sinceridade e da verdade (ICo 5:8), e diariamente preservarei partindo o pão da vida com o teu próximo com alegria, mansidão, singeleza de coração (At 2:46).

Marcos — 10:51 – Perguntou-lhe JESUS: que queres que Eu te faça? Respondeu o cego: mestre, que eu torne a ver.

Que resposta deves dar a JESUS?

Depois de um chamamento da parte do SENHOR, se faz necessário responder: eis-me aqui, envia-me a mim (Is 6:8), devemos reagir atentamente ouvindo a quem fala e provar o sabor audível da doce voz; Gideão ouviu: o SENHOR é contigo homem valente (Jz 6:12); se agora achei mercê diante dos teus olhos, dá-me um sinal de que és Tu SENHOR, que me fala (Jz 6:17), antes, porém, havia o menor da casa de teus pais, tido a informação de que poderia ir na sua força e livrar Israel das mães dos midianitas, afirmando o anjo que o SENHOR o havia enviado (Jz 6:14).
Rute, por exemplo, demonstrou lealdade de sua parte para com Deus, sua sogra e seu povo; após ter sido aconselhada a voltar para os seus, disse, porém, Rute: não use insistir para que te deixe e me obrigues a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu, e, onde quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é meu povo, o teu Deus é o meu Deus (Rt 1:6). O cego Bartimeu fez o mesmo, seguindo o mestre JESUS, após receber a maior das bênçãos. Sejamos leais para com o nosso Redentor, porque Ele vive para sempre, e que nós estejamos com Ele no Seu reino glorioso, mesmo que em provação, diga: eis-me aqui a teu e nosso SENHOR; Abraão tendo sido posto à prova por DEUS, respondeu na condição de servo; eis-me aqui (Gn 22:1), recebeu a ordem para sacrificar a pessoa que mais amava depois de DEUS e, obediente, nas primeiras horas do dia, na madrugada se preparou e foi na sua lealdade atender ao SENHOR (Gn 22:2,3); Isaac, seu filho, usou o leal procedimento do pai, sabendo não existir um cordeiro como seria óbvio e de costume quando se ofertava ao SENHOR, um sacrifício pela expiação dos pecados; silenciou e aceitou obediente a vontade de DEUS, caminhando junto na sabedoria silenciosa dos que obedecem ao Deus criador (Gn 22:7-12), saiba que será bendita toda a nação que obedecer à voz do SENHOR (Gn 22:18).
Com sabedoria se responde a DEUS num pedido íntegro e descompromissado com interesses pessoais, agradando ao Criador; o rei Salomão pediu um coração compreensivo para julgar o povo, prudência no discernir entre o bem e o mal (IRs 3:9), recebeu do SENHOR, segundo o sábio pedido, não tendo desperdiçado o precioso tempo de DEUS (IRs 3:11-13).
Saber pedir é receber além do merecido, vindo do beneplácito Santo do SENHOR, tal qual sabedoria grandíssima, entendimento e larga inteligência como a areia do mar (IRs 4:29).
Se não sabes responder ao SENHOR realmente e nada lhes protela; e ser-lhe-á concedido. Peça-a, porém, com fé, em nada duvidando; pois o que duvida é semelhante à onda do mar, impelida e agitada pelo vento (Tg 1:5-6).
Também se pode responder pondo-se a posto para a obediência; levanta-te e afirma-te sobre seus pés, porque por isto Te apareci, para te constituir ministro e testemunha, tanto das cousas em que Me viste, como daquelas pelas quais Te apareci ainda (At 26:16). Sedes fortalecidos ao sair, sem deixar as mãos frouxas e firmai os joelhos vacilantes (Is 35:3).  

Marcos — 10:52 – Então, JESUS lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E, imediatamente, tornou a ver e seguir a JESUS estrada à fora.

Qual a resposta de JESUS aos que clamaram?
Entre muitas resposta selecionamos um minguado número de passagens bíblicas, isso porque a cada fração de segundo, JESUS tem uma resposta certa, fiel e companheira para as no indagações. Em resposta às investidas de satanás, respondeu: está escrito: não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus (Mt 4:4), também está escrito: não tentarás o SENHOR teu Deus (Mt 4:7). Daí por diante, passou JESUS a pregar e ensinar: arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus (Mt 4:17), aos que assim desejarem Ele disse-lhes: vinde após Mim, e Eu vos farei pescadores de homens (Mt 4:19), não penseis que Vim revogar a lei ou os profetas, não Vim para revogar, Vim para cumprir (Mt 5:17); e disse-hes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda a criatura, quem crer e for batizado, será salvo; quem, porém, não crer, será condenado (Mc 16:15;16); passará o céu e a terra, porém, as Minhas palavras não passarão (Lc 21:33). Guardai-vos dos escribas, que gostam de andar com vestes talares e muito apreciam as saudações nas praças; as primeiras cadeiras nas sinagogas e os primeiros lugares nos banquetes. (Lc 20:46)  
Há, porém, ainda muitas coisas que JESUS fez e ensinou. Se todas elas fossem relatadas uma por uma, creio eu que nem no mundo inteiro caberia os livros que seriam escritos. (Jo 21:25)

Pb. Dr. Flávio F. Franoli Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário